segunda-feira, 13 de julho de 2015

Causas da inflação 1 - Descontrole dos gastos

Vou iniciar uma série de posts sobre as causas da inflação em uma economia moderna, sobretudo a brasileira. Começarei falando sobre os gastos públicos, um componente importante da demanda agregada de um país que pode impactar fortemente a inflação.

O descontrole dos gastos públicos é umas das causas da aceleração da inflação. Infelizmente, o superávit primário - igual à arrecadação menos gastos primários do governo - desse ano não será de 1.2% do PIB  como anunciado pelo governo. Em parte porque devido às "pedaladas" dos anos passados, foram repassados para esse ano gastos executados anteriormente. A crise econômica também está reduzindo a arrecadação tributária.

O governo precisa fornecer uma meta de superávit que os agentes dos mercados - bancos, empresários e consultores da área - acreditem. Por um lado, manter a meta atual retira a credibilidade do governo, por outro, reduzir demais a meta também pode indicar falta de compromisso do governo em fazer uma economia forte dos gastos.

O jornal Folha de S. Paulo informou que o governo estuda agora adotar um regime de bandas para a meta fiscal, parecido com o que ocorre com a meta de inflação, mas no caso dos gastos, medidas deveriam ser tomadas em caso de descomprimento. A ideia é boa, resta saber como será implementada

Nenhum comentário:

Postar um comentário



sugestão: visualize o museu com foco de 125%